As contas de energia elétrica dos brasileiros devem apresentar um alívio em agosto, com a injeção de R$767,2 milhões oriundos do 'bônus de Itaipu'. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com os cálculos da Aneel, consumidores com um consumo médio mensal de 116 kWh, que se aproxima do consumo médio dos beneficiários, devem receber um crédito de aproximadamente R$9,16 em suas faturas.

O que é o Bônus de Itaipu?

O bônus de Itaipu é um valor que é distribuído anualmente a milhões de consumidores, tanto residenciais quanto rurais, após a apuração do saldo na conta de comercialização de energia da usina hidrelétrica de Itaipu no ano anterior. Este mecanismo é uma forma de repasse de recursos financeiros resultantes da operação da usina.

Para o exercício de 2025, o resultado financeiro da conta de Itaipu alcançou R$1,29 bilhão. No entanto, R$524,4 milhões desse total foram destinados para a constituição de uma reserva técnica financeira para 2026, uma medida criada para minimizar os impactos de variações de fluxo de caixa e tarifas da usina.

Próximos passos

A homologação dos valores a serem creditados aos consumidores está agendada para a próxima reunião de diretoria da Aneel, que ocorrerá na próxima terça-feira. Embora a agência tenha confirmado a distribuição do bônus, ainda não foi informado qual será o impacto geral nas contas de luz dos consumidores.