As contas de energia elétrica dos brasileiros devem apresentar um alívio em agosto, com a inclusão de R$767,2 milhões provenientes do chamado 'bônus de Itaipu'. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira.

De acordo com os cálculos da Aneel, consumidores com um consumo médio mensal de 116 kWh, que se aproxima da média dos beneficiários, devem receber um crédito estimado em R$9,16 em suas faturas. Essa quantia é resultado da apuração do saldo na conta de comercialização de energia da usina hidrelétrica binacional Itaipu, referente ao exercício de 2025, que alcançou R$1,29 bilhão.

Distribuição do bônus e reserva técnica

Para a implementação desse crédito, R$524,4 milhões foram subtraídos do total para a constituição de uma reserva técnica financeira destinada ao ano de 2026. Essa reserva foi criada como uma estratégia para mitigar os impactos que podem surgir devido a variações no fluxo de caixa e nas tarifas da usina.

A homologação dos valores a serem distribuídos será discutida na próxima reunião da diretoria da Aneel, agendada para a próxima terça-feira. Embora a agência tenha confirmado o valor do bônus, ainda não foram divulgados detalhes sobre o impacto específico que isso terá nas contas de luz dos consumidores.

O 'bônus de Itaipu' é uma prática anual que beneficia milhões de consumidores residenciais e rurais, permitindo que uma parte do lucro da usina seja repassada para a população, aliviando assim os custos com a energia.