O Brasil está a caminho de realizar sua primeira emissão de títulos panda, com previsão de arrecadar até 5 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 735 milhões). A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, em entrevista à Reuters durante sua visita a Pequim nesta quinta-feira, 25.

Objetivo da emissão de Panda Bonds

A iniciativa tem como objetivo vender os chamados Panda Bonds, que são títulos de dívida emitidos por governos ou empresas estrangeiras no mercado financeiro chinês e negociados em yuan. Ao adquirir esses títulos, os investidores emprestam recursos ao governo brasileiro, que se compromete a devolvê-los futuramente com juros.

Este movimento marca a primeira vez que o Brasil busca financiamento por meio desse instrumento no mercado chinês, seguindo uma recente emissão em euros, realizada em abril, que arrecadou 5 bilhões de euros (cerca de R$ 29 bilhões) de investidores internacionais.

Fortalecimento das relações Brasil-China

O anúncio da emissão deve ocorrer durante a visita de autoridades brasileiras a Xangai e Pequim, programada entre 24 e 26 de junho, liderada por Durigan. Este esforço faz parte de uma estratégia mais ampla para diversificar as fontes de financiamento do país e expandir sua presença nos mercados internacionais, especialmente na China.

A relação econômica entre Brasil e China tem se fortalecido nos últimos anos, com o Brasil se tornando o principal destino dos investimentos chineses em 2022, recebendo US$ 6,1 bilhões em novos projetos, segundo o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC).

Iniciativas sustentáveis e futuros investimentos

Durante a viagem, o governo brasileiro também planeja apresentar iniciativas ligadas à sustentabilidade, como o programa Eco Invest Brasil e o projeto Tropical Forest Forever Facility (TFFF), que visa à preservação das florestas tropicais. A expectativa é que tais medidas atraíam ainda mais investimentos chineses em setores estratégicos da economia brasileira.