O governo da Alemanha anunciou a compra de uma participação de 40% na KNDS, uma importante fabricante de tanques na Europa, que atualmente é detida pelas famílias que a fundaram. O objetivo é igualar a participação da França, que possui 50% da empresa, antes da aguardada oferta pública inicial (IPO) de ações da KNDS.
O investimento está avaliado em cerca de €6 bilhões, dependendo da valorização da empresa, e ainda precisa da aprovação do comitê orçamentário do Bundestag, o parlamento alemão. Após a venda, a França deverá reduzir sua participação para 40%, de modo que ambos os países tenham a mesma fatia na KNDS. A parte restante de 20% será oferecida na bolsa de valores em Frankfurt e Paris.
A KNDS é a maior fabricante de tanques da Europa, responsável pela produção dos tanques de combate alemães “Leopard 2” e franceses “Leclerc”, além de estar desenvolvendo um novo Sistema de Combate Terrestre de Próxima Geração. A empresa foi formada em 2015 pela fusão da empresa familiar alemã Krauss-Maffei Wegmann e da fabricante de armas estatal francesa Nexter.
Stefan Kornelius, porta-voz do governo alemão, destacou que o acordo visa “proteger os interesses federais” e garantir uma influência de longo prazo em uma empresa considerada estratégica para as capacidades de segurança e defesa da Europa.
O acordo também reflete uma tendência crescente do governo alemão em adquirir participações diretas em empresas de defesa, um movimento que, segundo especialistas, indica uma nova postura de Berlim em relação à sua indústria de defesa. Isso se torna especialmente relevante no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia, que evidenciou a necessidade de fortalecer as capacidades de defesa europeias.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.