A revolução dos veículos autônomos já começou nas ruas de Londres, onde a empresa americana Waymo, subsidiária da Alphabet, está testando seus carros sem motorista. Embora esses veículos tenham sido uma promessa futurista por muito tempo, a realidade é que, neste verão, os robô-táxis estão mais próximos do que se imagina.

No entanto, a introdução desses carros não tem sido isenta de problemas. Recentemente, alguns veículos enfrentaram situações inusitadas, como ficar presos em becos sem saída, o que gerou desconforto para os moradores de Shoreditch. Além disso, um dos carros autônomos se envolveu em um incidente ao dirigir para uma cena de crime em Harlesden, após um duplo esfaqueamento.

Desafios e expectativas para o futuro

Atualmente, os veículos autônomos da Waymo contam com motoristas treinados prontos para assumir o controle em situações de emergência. No entanto, a empresa planeja, em breve, operar táxis totalmente autônomos na capital britânica, dependendo da aprovação do governo britânico e da Transport for London.

Londres, com suas ruas estreitas e alta densidade populacional, representa um dos maiores desafios para a implementação de carros autônomos em comparação com as 10 cidades americanas onde a Waymo já oferece serviços de transporte. A expectativa é que a chegada dos táxis autônomos possa beneficiar especialmente pessoas com deficiência, que enfrentam dificuldades para se locomover.

Gabriel Stewart, um escritor freelancer que participa de um programa de ações afirmativas do Guardian, expressou sua visão sobre o impacto positivo que esses veículos podem ter na vida de quem não pode dirigir. Ele acredita que, apesar das preocupações iniciais, as possibilidades oferecidas por essa tecnologia superam os desafios.