A SpaceX, companhia aeroespacial liderada por Elon Musk, está se preparando para construir um pipeline de gás natural de 12,8 quilômetros, denominado "Starpipe", que irá abastecer sua instalação de lançamento em Starbase, no Texas. Segundo documentos analisados pela Reuters, a construção do pipeline deve começar no próximo mês e a expectativa é que ele esteja operacional em janeiro.
Esse projeto representa mais um passo na ambiciosa estratégia de Musk de controlar quase todos os aspectos da cadeia de suprimentos da Starship, que utiliza metano líquido como combustível. Cada lançamento consome cerca de 2,4 milhões de litros de metano, atualmente transportado por centenas de caminhões-tanque, o que se torna inviável para o objetivo de realizar centenas ou até milhares de lançamentos anuais.
Os planos de engenharia indicam que a SpaceX também pretende construir uma planta de liquefação em Starbase para converter o gás do pipeline em metano líquido no local. A presidente da empresa, Gwynne Shotwell, confirmou que a SpaceX está considerando perfurar seu próprio gás natural no Texas, ampliando sua estratégia de integração vertical que já abrange foguetes e satélites.
A decisão de construir um pipeline e potencialmente explorar gás natural reflete uma abordagem ousada de Musk. Em vez de apenas comprar combustível, a empresa busca assumir o controle total da cadeia de suprimentos de energia.
Embora ainda seja incerto se a SpaceX se tornará um produtor de gás natural, relatos indicam que a empresa já assinou mais de 100 contratos de exploração de petróleo e gás no Texas desde 2023, sugerindo que essa iniciativa vai além de um mero experimento de engenharia.
A iniciativa também destaca uma interseção inesperada entre a indústria espacial e o setor energético, em um momento em que diversas áreas, como centros de dados, infraestrutura de IA e exportação de GNL, competem por fontes de energia confiáveis.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.