Uma operação realizada nesta quarta-feira (24) em Jaquirana, cidade com aproximadamente 3,6 mil habitantes, resultou na apreensão de cerca de 1,5 tonelada de alimentos considerados impróprios para o consumo. A ação foi conduzida por uma força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e outras autoridades locais.

Durante a fiscalização em dois supermercados, foram encontrados diversos produtos com validade vencida, mercadorias sem comprovação de origem e problemas no armazenamento, especialmente relacionados à temperatura, o que pode comprometer a segurança alimentar. Além disso, chamou a atenção a venda de produtos que possuíam selo de inspeção municipal de Santa Catarina, prática que não é permitida no estado gaúcho.

A maior parte dos itens apreendidos era de origem animal, com destaque para a carne. Em um dos supermercados, os fiscais localizaram aproximadamente 1,5 tonelada de produtos irregulares, enquanto no outro estabelecimento a quantidade recolhida foi de cerca de 30 quilos. Apesar das irregularidades encontradas, os supermercados não foram interditados.

A operação contou com a participação de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), equipes das vigilâncias sanitárias municipal e estadual, representantes da Secretaria Estadual da Agricultura e agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). A ação visa garantir a segurança alimentar e proteger a saúde da população local.