A Academia Goiana de Letras (AGL) celebra a entrada de Nilson Jaime como seu mais novo membro, ocupando a cadeira de número 16. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 25, e oficializou a inclusão do escritor, historiador e pesquisador no respeitado grupo de imortais da literatura goiana.

Nilson Jaime, de 64 anos e natural de Palmeiras de Goiás, foi eleito em março de 2023 após uma disputa acirrada com o professor Solemar Oliveira. A votação terminou em um empate de 15 votos para cada candidato, e a definição ocorreu pelo critério de desempate por idade.

A cadeira 16, cujo patrono é o jornalista Henrique Silva, foi ocupada por importantes intelectuais, incluindo Gercino Monteiro Guimarães e Luiz Augusto Paranhos Sampaio, de quem Nilson se torna sucessor. Em um momento emocional da cerimônia, seu neto, Miguel, teve a honra de colocar o retrato do avô na galeria da AGL, uma tradição para novos acadêmicos.

Trajetória multifacetada

Nilson Jaime possui uma carreira diversificada, sendo engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia com foco em mirmecologia. Antes de se dedicar à literatura, atuou como professor de Matemática e Física. Desde sua aposentadoria em 2015, concentrou-se na pesquisa histórica. Sua obra mais notável, "Família Jayme — Genealogia e História", possui mais de 1.200 páginas e reflete décadas de pesquisa. Ele também coordena a coleção "Goiás 300 anos", que já lançou seis volumes sobre a história do estado.

Compromissos futuros

Nilson Jaime está envolvido na produção de um livro comemorativo dos 50 anos do Jornal Opção, onde já foi jornaleiro e articulista. Além disso, assume cargos em várias instituições culturais, como vice-presidente da Associação Goiana de Imprensa e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Em 1º de julho, ele palestrará no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, abordando a influência das expedições paulistas na formação de Goiás.