O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) que o Brasil irá enviar ajuda humanitária à Venezuela, após os devastadores terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24). Durante um evento em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, Lula revelou que conversou com a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, sobre as necessidades imediatas do país.

"Eu falei com a presidenta Delcy de manhã de dentro do carro para perguntar o que precisa que a gente faça. Nós estamos reunindo vários ministros para mandar tudo o que for necessário para a Venezuela: água, bombeiro, defesa civil, comida, remédio", declarou o presidente.

Consequências dos terremotos

Na noite de quarta-feira, dois fortes tremores de terra atingiram a região norte da Venezuela, incluindo Caracas, resultando em uma tragédia sem precedentes. Os sismos foram considerados os mais intensos registrados no país em mais de um século, causando a morte de 188 pessoas, conforme o último balanço oficial. Além disso, 1.520 pessoas ficaram feridas e cerca de 200 continuam presas sob os escombros de edifícios que desabaram.

Lula enfatizou a importância de um esforço coletivo para ajudar a população venezuelana. "Nessas horas, precisamos levantar e aplaudir o povo da Venezuela. Uma salva de palmas ao povo da Venezuela, e todos nós temos que fazer todo o esforço possível para ajudar a Venezuela a sair dessa confusão do terremoto", acrescentou.

Mobilização de ajuda

O governo brasileiro está organizando a logística necessária para o envio de mantimentos e assistência, incluindo a atuação de equipes de bombeiros e da defesa civil. A mobilização de ajuda humanitária reflete não apenas a solidariedade do Brasil, mas também um compromisso com a estabilidade e o bem-estar da região em momentos críticos.