No último encontro do Grupo dos Cinco (E5) realizado em Berlim, os principais líderes da Europa reafirmaram seu compromisso em oferecer um apoio robusto à Ucrânia, especialmente em preparação para a cúpula da OTAN marcada para julho em Ancara.

O chanceler alemão Friedrich Merz, anfitrião da reunião, declarou que a mensagem a ser enviada ao Kremlin é de que “a Ucrânia permanece forte”. Merz se reuniu com os líderes do Reino Unido, França, Itália e Polônia, e enfatizou a necessidade de um “sinal forte de apoio” a Kyiv.

Este encontro seguiu uma videoconferência entre os líderes do E5 e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. A cúpula da OTAN, agendada para os dias 7 e 8 de julho, contará com a presença de 32 países, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Merz, juntamente com Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Giorgia Meloni (Itália) e Donald Tusk (Polônia), firmaram um compromisso conjunto para “aumentar substancialmente o apoio à Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa”, por meio de sanções e pressão econômica sobre a Rússia, além de apoio ao setor energético ucraniano.

O chanceler alemão também ressaltou que um resultado positivo na cúpula fortalecerá os laços transatlânticos com os EUA e unirá os países europeus. Ele afirmou que informará Trump e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan sobre os resultados das discussões em Berlim.

Além disso, líderes europeus destacaram a importância da colaboração durante o encontro, elogiando o trabalho do primeiro-ministro britânico Starmer e sua contribuição para a unidade europeia, que segundo Tusk, fez com que o continente esquecesse temporariamente o Brexit.