Mais de 6,1 milhões de pessoas em comunidades de difícil acesso no Norte do Brasil agora têm acesso à internet de alta velocidade. Essa conquista resulta do projeto ‘Norte Conectado’, que utiliza cabos de fibra ótica instalados nos leitos dos rios da região. Os dados foram apresentados pelo Ministério das Comunicações na última quinta-feira (25).

As infraestruturas, conhecidas como “infovias subfluviais”, já contam com cinco sistemas em operação. O governo federal planeja implementar mais quatro infovias, com o objetivo de beneficiar até 7,5 milhões de pessoas e alcançar mais 70 comunidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O investimento totaliza R$ 1,3 bilhão, oriundos do Novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Compromisso com a preservação ambiental

Durante um evento em Brasília, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou que a instalação dos cabos de fibra ótica respeita o meio ambiente. “Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos”, afirmou.

“O meio ambiente deixou de ser barreira para ser o caminho da integração do nosso país na conectividade verde”, complementou Edson Holanda, conselheiro da Anatel.

Atualmente, as cinco infovias em funcionamento incluem: a infovia 00, que liga Macapá (AP) a Santarém (PA) com 769 quilômetros; a infovia 01, que vai de Santarém a Manaus (AM) com 1.054 quilômetros; a infovia 02, que conecta Manaus a Atalaia do Norte (AM) com mais de 2 mil quilômetros; a infovia 03, que liga Belém (PA) a Macapá com 779 quilômetros; e a infovia 04, que une Manaus a Boa Vista (RR) com mais de 1,1 mil quilômetros de infraestrutura.

“Cada trecho de fibra, cada ponto conectado e cada sistema está se transformando em benefício concreto para a população”, concluiu o ministro.