Após dias de temperaturas recordes, a França emitiu um alerta sobre os riscos à saúde, abrangendo até mesmo os jovens. A Ministra da Saúde, Stéphanie Rist, indicou que as condições climáticas extremas afetam todas as idades, não apenas os idosos.

O Primeiro-Ministro, Sébastien Lecornu, anunciou que o nível de alerta de saúde foi elevado ao máximo para aumentar a equipe hospitalar e proteger as populações vulneráveis. Com a onda de calor que afetou Espanha, Reino Unido e França, previsões indicam que as temperaturas extremas se deslocarão para a Alemanha e República Tcheca, onde novos alertas foram emitidos.

Na Alemanha, os termômetros podem alcançar até 40°C em algumas regiões nesta quinta-feira, enquanto a República Tcheca já enfrenta um alerta de clima extremo. A média de temperatura mínima na França atingiu 22°C na noite de quarta-feira, com Nantes registrando 27,2°C.

Rist destacou que até mesmo jovens saudáveis estão sofrendo com problemas cardíacos, citando um aumento de quatro vezes nas paradas cardíacas em Paris. O prefeito da cidade, Emmanuel Grégoire, também alertou para o aumento da mortalidade, mencionando a irresponsabilidade de correr ao ar livre sob condições extremas.

Em Rennes, a situação é alarmante, com mortes relacionadas às altas temperaturas. O professor Louis Soulas, chefe do departamento de emergência da cidade, mencionou que cinco ou seis pessoas faleceram em casa devido ao calor intenso.

O plano de emergência de saúde da França foi elevado para o nível três, visando garantir a capacidade do sistema de saúde de lidar com a situação. Enquanto isso, algumas regiões se preparam para tempestades severas, e o festival Garorock foi cancelado devido às previsões de temperaturas superiores a 42°C.