Dados recentes divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram uma melhora significativa no desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública entre 2022 e 2025. O índice de reprovação caiu em 62%, a taxa de abandono diminuiu 61% e o atraso escolar foi reduzido em 28%. Além disso, a taxa de aprovação aumentou 11% no mesmo período.

As informações fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este levantamento anual é essencial para calcular as taxas de rendimento escolar em todo o país.

Melhorias nos indicadores educacionais

O MEC atribui essa evolução a várias iniciativas implementadas desde 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o programa Escola em Tempo Integral, além do lançamento do programa Pé-de-Meia em 2024. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também apresentou avanços.

“Observamos uma combinação de políticas públicas que favorecem a permanência e o aprendizado dos estudantes. Isso resultou em melhorias significativas nos indicadores de abandono, reprovação e atraso no Brasil”, afirmou o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

Permanência no ensino médio

Os dados indicam que o número de estudantes que permanecem no ensino médio também aumentou. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno caiu 28%, permitindo que mais jovens continuassem seus estudos. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que, se essa taxa não tivesse melhorado, o Brasil poderia ter quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025.

Ações integradas e educação em tempo integral

O programa Pé-de-Meia, que já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde 2024, oferece incentivos financeiros para alunos que frequentam a escola e concluem suas etapas educacionais. O MEC também informou que a educação em tempo integral cresceu, alcançando 25,8% das matrículas, com 8,8 milhões de estudantes na rede pública.