A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quinta-feira (25) o pagamento de um novo lote de valores referentes ao antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os beneficiários incluem empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam entre 1971 e 1988.

Nesta fase de pagamentos, têm direito ao ressarcimento aqueles que solicitaram o saque até 31 de maio. O valor médio a ser recebido varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de serviço e do salário recebido na época.

Quem pode sacar

Podem solicitar o saque:

  • Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988;
  • Servidores públicos do mesmo período;
  • Herdeiros ou dependentes legais em caso de falecimento;
  • Aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de março.

É importante destacar que esse benefício não está relacionado ao abono salarial do PIS/Pasep, que é pago anualmente, mas refere-se a cotas de um fundo que foi extinto em 2020.

Como consultar e solicitar o pagamento

A consulta aos valores pode ser feita através do portal Repis Cidadão, utilizando a conta do Gov.br. Após o login, o usuário deve informar o número do PIS/Pasep ou NIS e clicar em “pesquisar”. O sistema indicará se há valores disponíveis e os passos para o saque.

O pedido de pagamento pode ser realizado pelo aplicativo FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa, levando um documento oficial com foto. O pagamento será creditado em conta, e quem não possui conta na Caixa receberá em uma poupança social digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem.

Prazo para saque

Os interessados têm até setembro de 2028 para solicitar o saque, após o que os valores não retirados serão incorporados ao Tesouro Nacional.

Informações adicionais

A Caixa disponibiliza atendimento pelo telefone 0800-726-0207, SAC 0800-726-0101 e Ouvidoria 0800-725-7474. É recomendado que os cidadãos verifiquem a disponibilidade de valores o quanto antes, para evitar perder o prazo.