Trinta anos após sua estreia, 'Wannabe', o primeiro grande sucesso das Spice Girls, ainda ressoa fortemente na cultura pop. Lançada em 26 de junho de 1996, a canção rapidamente conquistou o topo das paradas no Reino Unido, nos Estados Unidos e em vários outros países, solidificando a imagem do grupo britânico como ícone do 'Girl Power'.

Dominic Mohan, ex-diretor do jornal The Sun e um dos responsáveis pela cobertura musical da época, destacou a importância do grupo: "Elas eram muito dinâmicas e também transmitiam mensagens muito fortes sobre feminismo, 'Girl Power' e a importância de ser você mesmo". Segundo ele, "'Wannabe' é o tipo de música da qual você sabe, logo na primeira vez que ouve, que vai entrar para a história".

Exposição em Londres

A influência das Spice Girls é celebrada em uma exposição no Barbican Centre, em Londres, chamada "1996: 30 Years On", que reúne figurinos icônicos do grupo, incluindo o famoso macacão de oncinha usado por Mel B no Brit Awards de 1997. Cada integrante do grupo se destacou por sua identidade visual única, como Victoria Beckham (Posh Spice) e seu estilo sofisticado, além de Geri Halliwell (Ginger Spice), que se tornou famosa pelo vestido com a bandeira britânica.

Rumores de reencontro

Com o aniversário de 'Wannabe', rumores sobre um reencontro das Spice Girls ganharam força, especialmente após declarações de Mel B, que afirmou: "É nosso trigésimo aniversário e acho que deveríamos fazer alguma coisa". Desde a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, o grupo não se apresentou junto.

Embora o futuro de um reencontro completo pareça incerto, a influência do grupo permanece inegável, inspirando artistas contemporâneos como Taylor Swift e Dua Lipa. No entanto, as integrantes seguiram carreiras solo, com Victoria Beckham se destacando no mundo da moda.

Por enquanto, o grupo lançou uma camiseta comemorativa e uma edição em vinil de 'Wannabe', mantendo viva a sua essência e legado.