Gustavo de Oliveira, um adolescente de 16 anos e torcedor do Athletico-PR, passou por uma transformação drástica em seu corpo em apenas seis meses, ganhando 40 quilos. No início de 2025, ele pesava menos de 70 kg, mas ao final do ano, seu peso chegou a 113 kg, resultado de um tumor benigno na base do crânio que interferiu na produção de cortisol, hormônio essencial para o organismo.

Descoberta do tumor

A mudança no estado de saúde de Gustavo foi percebida por sua mãe, Silmara de Oliveira, em junho de 2025, quando ele começou a apresentar dores de cabeça e aumento significativo de peso. Apesar de ajustes na dieta e da prática regular de muay thai, a situação não melhorou. Em setembro do mesmo ano, uma lesão no tornozelo levou Gustavo a um pronto-socorro, onde os médicos decidiram investigar mais a fundo sua condição.

Diagnóstico e cirurgia

Após diversos exames no Hospital Pequeno Príncipe, referência em pediatria no Paraná, foi diagnosticada a doença de Cushing, uma condição rara que afeta aproximadamente uma em cada um milhão de crianças anualmente. O neurocirurgião Carlos Mattozo explicou que a doença é causada por um tumor benigno na hipófise que resulta em excesso de cortisol, levando a sintomas como ganho de peso e inchaço.

A cirurgia para remoção do tumor, realizada em dezembro de 2025, foi considerada um sucesso. Gustavo se recupera e já perdeu cerca de 15 quilos, sendo monitorado para evitar a recorrência do tumor. Ele agora faz um acompanhamento regular e alerta sobre a importância de um diagnóstico correto e rápido, já que a doença de Cushing pode levar a complicações graves se não tratada a tempo.