No último sábado, três bombeiros perderam a vida e outros dois ficaram feridos enquanto lutavam contra incêndios florestais de grandes proporções na fronteira entre Colorado e Utah. Segundo informações das autoridades, os profissionais faziam parte de uma equipe federal de resposta designada para os incêndios Knowles e Gore, quando foram repentinamente cercados pelas chamas e tentaram buscar abrigo.

Os bombeiros feridos sofreram queimaduras e foram levados ao hospital para tratamento. O Serviço de Incêndios Florestais dos EUA expressou sua solidariedade, afirmando que o foco imediato é apoiar as famílias e amigos dos trabalhadores que faleceram, cujos nomes ainda não foram divulgados.

Os incêndios Knowles e Gore se espalharam e se fundiram com outros focos, formando o incêndio Snyder Mesa, que, até sábado, havia consumido aproximadamente 28.000 acres de terra, conforme informou o escritório do governador do Colorado, Jared Polis.

O trágico acidente ocorreu durante um 'incidente de queima', quando o fogo se espalha de forma tão rápida que ultrapassa o pessoal ou equipamentos, bloqueando as rotas de fuga e forçando os bombeiros encurralados a usar uma tenda de abrigo de emergência.

As cinco vítimas pertenciam a duas agências federais que gerenciam terras públicas: o Serviço de Incêndios Florestais dos EUA e o Serviço Florestal dos EUA. O Serviço de Incêndios Florestais, parte do Departamento do Interior dos EUA, foi criado em janeiro deste ano para otimizar os esforços de combate a incêndios em terras públicas.

O governador Polis declarou estado de emergência para o Colorado, autorizando a participação da Guarda Nacional nas operações de resposta. Em uma declaração, ele expressou seu pesar pela perda dos três bombeiros, destacando que o estado se solidariza com as famílias e colegas dos falecidos.

Além disso, em Utah, o maior de onze incêndios ativos é o Cottonwood Fire, que, até domingo, cobria mais de 93.000 acres e estava 0% contido, segundo o Serviço Florestal dos EUA. O governador de Utah, Spencer Cox, também emitiu uma ordem de emergência proibindo o uso de fogos de artifício antes do fim de semana do Dia da Independência.