Um suco de uva orgânico, oriundo de São Roque, no interior de São Paulo, recebeu a medalha de platina em um renomado concurso promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). O produto, que alcançou uma nota entre 90 e 95 pontos em uma escala de 0 a 100, destacou-se entre quase 200 amostras de diversas regiões do Brasil.
O reconhecimento é resultado de um projeto que combina práticas agrícolas tradicionais com pesquisa acadêmica, desenvolvido ao longo de seis anos. Durante esse período, quatro safras foram colhidas, demonstrando a viabilidade do cultivo de uvas sem a utilização de agrotóxicos na região.
A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional), o Instituto Federal e o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho). O cultivo ocorre em uma área de 4 mil metros quadrados, onde mais de 1,3 mil videiras são mantidas. Este espaço também serve como uma “sala de aula a céu aberto” para os alunos do curso de Enologia do Instituto Federal.
Práticas agroecológicas e colheita manual
No local, são adotadas práticas agroecológicas, como o cultivo em linhas alternadas, onde em uma fileira se mantém o mato e plantas espontâneas, enquanto na outra se faz a limpeza. Esta vegetação nativa oferece abrigo para insetos que ajudam a controlar pragas, eliminando a necessidade de defensivos químicos.
A colheita é realizada manualmente, garantindo que cada cacho de uva seja avaliado quanto à cor, textura e doçura. Após a colheita, as uvas passam por um processo rigoroso de extração e envase, preservando a pureza da fruta. Segundo Alex de Moraes, presidente do Sindusvinho, o sabor premiado do suco resulta de uma combinação equilibrada de duas variedades tradicionais de uva: Bordô e Isabel.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.