Antônio José Coelho, carinhosamente apelidado de Bem-Te-Vi, é um dos personagens mais queridos do Centro Histórico de São Luís, onde mantém a tradição de vender sorvetes há 40 anos. Com suas canções espontâneas, ele encanta tanto moradores quanto turistas, tornando-se uma figura icônica da capital maranhense.
Recentemente, Bem-Te-Vi foi reconhecido como patrimônio cultural de São Luís, sendo homenageado com uma estátua na Praça Nauro Machado. A obra, que tem 2,60 metros de altura, retrata o sorveteiro com sua tradicional caixa de sorvetes sobre a cabeça e faz parte de uma série de homenagens aos pregoeiros da cidade, que desempenharam um papel histórico ao longo dos séculos.
Nascido em São João Batista, a 176 km da capital, Bem-Te-Vi ganhou notoriedade nas redes sociais, atraindo a atenção de turistas que se encantam com suas músicas. “Eu comecei a cantar pelas ruas para chamar a atenção dos compradores. Se eu não cantar, eu não vendo. Se eu cantar, eu vendo”, explica o sorveteiro.
O nome Bem-Te-Vi surgiu de uma brincadeira com estudantes da Universidade Federal do Maranhão, onde ele costumava passar. “Eles me chamavam: ‘Aí é Bem-Te-Vi?’. Eu respondi: ‘Alô, o sorveteiro aqui’, e assim ficou”, conta ele, que mistura humor e propaganda em suas letras para divulgar os sabores dos sorvetes.
Após quatro décadas dedicadas a essa atividade, Bem-Te-Vi afirma que pretende continuar vendendo sorvetes enquanto tiver disposição. “Gosto muito de fazer esse serviço, de conhecer e conversar com muitas pessoas. Tenho orgulho desse ofício e fiquei muito feliz por ser homenageado”, conclui.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.