A tão esperada duplicação da RJ-106, conhecida como Rodovia Amaral Peixoto, está mais próxima de se tornar uma realidade. Em uma iniciativa para melhorar a mobilidade e impulsionar a economia do Norte Fluminense, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, e o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, se reuniram para discutir os passos finais do projeto.

Os prefeitos assinaram um documento conjunto solicitando uma reunião com o governador interino do Estado, desembargador Ricardo Couto de Castro, para dar prioridade ao projeto. O trecho de 10 quilômetros que conecta as duas cidades é considerado crucial, pois diariamente milhares de trabalhadores, estudantes e empresários enfrentam congestionamentos e riscos de acidentes na rodovia.

“A situação atual traz riscos e prejuízos que nossa população não merece mais suportar. Estamos agindo com firmeza e união para que o Governo do Estado nos dê o sinal verde para avançar com essa pauta que é urgente”, afirmou Carlos Augusto.

Impactos da Duplicação

A duplicação da RJ-106 vai além de uma simples melhoria na infraestrutura viária. Segundo os prefeitos, a obra será um motor para o crescimento econômico, facilitando a circulação de pessoas e mercadorias, além de beneficiar áreas estratégicas como a Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras.

Wayner Fajardo, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, ressaltou que a obra terá um impacto direto na vida cotidiana da população. “Estamos falando de uma obra estruturante, que devolve tempo de vida às pessoas. Menos tempo no trânsito significa mais tempo com a família”, destacou.

Desenvolvimento Regional

Além de melhorar a mobilidade e a segurança, a duplicação da rodovia pode gerar empregos e atrair novos investimentos para a região, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e eficaz para Rio das Ostras e Macaé.