Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Goiás e a Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma) resultou no resgate de 23 animais mantidos em condições precárias em uma clínica veterinária localizada no Parque Industrial João Braz. Os animais apresentavam sinais de fome, sede e debilidade física, levando às autoridades a realizar uma vistoria após denúncias de comercialização irregular sob o pretexto de adoção.

Os resgatados estavam alojados em gaiolas minúsculas e careciam de vermifugação adequada, além de receberem água e alimento em condições insalubres. Dentre os animais, cinco cães e dois gatos encontravam-se em estado crítico e foram encaminhados ao Hospital Público Veterinário de Goiânia (UPAVet), situado no Jardim Balneário Meia Ponte.

A Polícia Técnico-Científica está realizando uma perícia para identificar os tipos de maus-tratos que os dois responsáveis pela clínica podem ter cometido. Ambos foram ouvidos pela polícia e detidos pelo Grupo de Proteção Animal da PCGO.

Os animais que ainda permanecem na clínica estão sendo assistidos pela diretoria de Bem-Estar Animal da Amma e aguardam a disponibilização de lares temporários. Além dos cães e gatos, a operação também resultou na apreensão de pássaros, que foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para cuidados especiais.

A diretora de Bem-Estar Animal da Amma, Raquel Fleury, destacou a importância das denúncias da população para a rápida atuação das equipes. “Cada denúncia é uma oportunidade de interromper ciclos de violência e proporcionar uma nova vida a esses animais”, afirmou.