Na noite de terça-feira, a Deutsche Bahn, a principal operadora ferroviária da Alemanha, interrompeu temporariamente todos os seus serviços de trem em todo o país devido a uma falha em seu sistema de TI. A interrupção afetou o Global System for Mobile Communication for Railways (GSM-R), uma ferramenta de comunicação sem fio utilizada entre maquinistas e centros de controle de tráfego, resultando na paralisação de trens em estações por mais de duas horas e meia.

Às 22h30, horário local, a Deutsche Bahn confirmou que todas as composições estavam retidas em estações. Em um comunicado subsequente, a empresa informou que a causa da falha já havia sido identificada e que suas equipes técnicas estavam trabalhando intensamente para solucionar o problema.

A companhia pediu aos passageiros que buscassem alternativas de transporte, uma vez que grandes atrasos e cancelamentos eram esperados. Em entrevista ao jornal alemão Bild, a CEO da Deutsche Bahn, Evelyn Palla, afirmou que estavam fazendo o possível para levar os trens de volta às estações para que os viajantes pudessem desembarcar.

Após o trabalho diligente de seus especialistas em TI, a Deutsche Bahn anunciou que a interrupção havia sido resolvida e que os serviços estavam sendo retomados gradualmente. A empresa agradeceu a paciência dos passageiros e se desculpou pela situação. Para minimizar os transtornos, a Deutsche Bahn ofereceu vouchers para táxis e hotéis aos afetados e prometeu disponibilizar transporte alternativo sempre que possível.

A interrupção não afetou apenas os trens de longa distância, mas também os serviços regionais e os trens S-Bahn, que conectam os subúrbios aos centros urbanos. A S-Bahn Berlin, em um comunicado, confirmou que a falha no GSM-R havia sido resolvida e que os trens estavam voltando a operar, embora ainda houvesse a possibilidade de atrasos e cancelamentos nas linhas.