Clinicanos pedem inclusão de risco de alergia por contato com antibióticos via sêmen. Após uma mulher ter uma reação anafilática devida à exposição a amoxicilina via sêmen do parceiro, especialistas sugerem que este risco seja incluído nos folhetos informativos dos medicamentos.

A paciente desenvolveu sintomas de anafilaxia cinco minutos após o parceiro ejacular. Ela administrou auto-injector de EpiPen e recebeu tratamento adicional de paramédicos. A reação foi confirmada por teste cutâneo um ano depois.

O Dr. Cassim Akhoon, membro da equipe que examinou o caso, afirma que a amoxicilina pode entrar no sangue e atingir o próstata e vesículas seminais, onde pode permanecer até ser expelida durante a ejaculação. Outros relatos anteriores indicam que a amoxicilina também pode ser excretada na urina.

Os especialistas acreditam que este risco deve ser incluído nos folhetos dos medicamentos, assim como já ocorre com a meningoencefalite aseptica, uma reação rara associada ao uso de amoxicilina.