O sistema de energia da Grã-Bretanha enfrenta um novo alerta em relação ao fornecimento de eletricidade, sendo este o segundo comunicado emitido nesta semana. A situação se agrava devido à onda de calor que vem afetando não apenas o Reino Unido, mas também o mercado energético europeu como um todo.
Na noite de quinta-feira, o National Energy System Operator (Neso) divulgou uma solicitação pedindo que as usinas geradoras aumentem a produção de eletricidade nesta sexta-feira à noite. O objetivo é atender à demanda crescente, uma vez que as famílias estão ligando ar-condicionado e ventiladores para tentar amenizar os efeitos do calor extremo.
Aumento da demanda por eletricidade
Com as temperaturas elevadas, a expectativa é que a demanda por eletricidade aumente significativamente. O Neso está se preparando para possíveis picos no consumo, que podem ocorrer em horários de maior utilização, como à noite. O apelo para que mais energia seja gerada reflete a preocupação com a estabilidade do sistema elétrico e a necessidade de evitar apagões.
A situação atual ressalta os desafios enfrentados pelo setor energético, especialmente em períodos de clima extremo. A capacidade de resposta das usinas e a eficiência na distribuição da eletricidade serão fundamentais para garantir que as necessidades dos consumidores sejam atendidas sem interrupções.
Esta situação também levanta questões sobre a resiliência da infraestrutura elétrica britânica, em um contexto de mudanças climáticas que trazem novas exigências sobre a oferta de energia. O Neso continua monitorando a situação e trabalhando em estreita colaboração com os geradores para assegurar que o fornecimento de eletricidade permaneça estável.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.