A primeira onda de frio do inverno de 2026 continua a afetar diversas regiões do Brasil nesta quinta-feira (25), mas já começa a perder força a partir de amanhã. A massa de ar polar ainda exerce influência nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até no sul da Região Norte.
No Sudeste, a frente fria que trouxe chuvas volumosas nos últimos dias se desloca para o oceano, mas ainda provoca precipitações em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. De acordo com a Climatempo, a expectativa é que a intensidade das chuvas diminua inicialmente na capital paulista e na faixa leste do estado.
Em São Paulo, a quinta-feira será marcada por céu encoberto e chuvas intermitentes, embora em menor frequência e intensidade em comparação aos dias anteriores, quando foram registrados acumulados superiores a 100 milímetros. A capital pode ter uma das tardes mais frias do ano, com temperaturas máximas em torno de 14°C.
Segundo o meteorologista César Soares, a principal mudança será a redução das chuvas, mas o céu permanecerá nublado. “A chuva vai começar a enfraquecer em São Paulo, mas o céu continuará carregado”, destaca o especialista.
Para o final de semana, a previsão é de que o sol apareça mais, elevando gradualmente as temperaturas, embora as madrugadas permaneçam frias. No entanto, uma nova frente fria está prevista para chegar entre segunda (29) e terça-feira (30), trazendo novamente chuvas e a possibilidade de queda na temperatura.
No restante do Sudeste, chuvas são esperadas em várias localidades, com possibilidade de temporais em algumas áreas. Em Minas Gerais, o tempo deve ser mais firme, com sol pela manhã e aumento da nebulosidade ao longo do dia.