Montes Claros, em Minas Gerais, está se preparando para uma transformação significativa em seu sistema de transporte coletivo, com o objetivo de eletrificar toda a sua frota de ônibus. A cidade foi palco da 73ª Reunião do Fórum Mineiro de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que ocorreu no Amsterdan Hotel e reuniu gestores, especialistas e representantes de municípios mineiros.
O prefeito Guilherme Guimarães abriu o evento ressaltando a importância da mobilidade urbana para o crescimento da cidade. "O crescimento de uma cidade passa por três coisas: oportunidades, proteção e conexão, sendo que a conexão não existe sem mobilidade. É sobre este tripé que estamos buscando avançar e evoluir. Seremos, se Deus quiser, a primeira cidade 100% eletrificada do país", afirmou Guimarães, enfatizando que essa mudança permitirá um transporte público mais eficiente e confortável.
Referência Nacional na Eletrificação
Rodrigo Geraldo Tomaz, presidente do Fórum Mineiro de Mobilidade Urbana da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), declarou que Montes Claros se tornará uma referência nacional na eletrificação da frota. "Será um exemplo para o Brasil no controle da pegada de carbono", destacou Tomaz.
João Lucas Albuquerque, gerente de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), também se mostrou otimista. "Montes Claros tem tudo para ser a primeira cidade do país com frota 100% elétrica", disse.
Iniciativas para Transformar a Mobilidade
Vinícius Pereira Santos, presidente da MCTrans, expressou confiança nas políticas públicas que emergirão dessa iniciativa. "Daqui vão sair políticas públicas que vão mudar nossa mobilidade urbana", afirmou.
A reunião foi promovida pela Prefeitura de Montes Claros, através da MCTrans, em parceria com o Fórum Mineiro de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e a ANTP, visando fortalecer as políticas públicas de transporte no estado.