Macaé deu início ao primeiro módulo de capacitação do "Programa Município Mais Seguro", uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso é voltado exclusivamente para guardas municipais e aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
Durante a abertura, foi abordada a disciplina "Uso Diferenciado da Força", que busca habilitar os participantes para o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo. O foco está nas melhores práticas nacionais e internacionais, com o intuito de preservar a vida e os direitos humanos, promovendo um uso responsável da força em prol da cidadania.
O programa também incluiu a participação de psicólogos, dedicando atenção especial à saúde mental dos agentes. A capacitação conta com uma carga horária total de 80 horas, divididas em dois módulos de 40 horas cada, com o objetivo de valorizar e capacitar os guardas municipais, fortalecendo a segurança pública local.
Com a adesão ao Programa Município Mais Seguro, Macaé receberá investimentos superiores a R$ 3 milhões, que serão aplicados em capacitação, formação, instrução, tecnologias e equipamentos, na modalidade de doação. Dos participantes do curso, metade é composta por agentes de Macaé, enquanto os demais são oriundos dos municípios de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Armação dos Búzios.
O curso é ministrado por 16 instrutores, incluindo policiais militares e guardas municipais, que compartilham as melhores técnicas para utilização da força. Essa abordagem visa proporcionar um norte mais seguro para a atuação dos guardas, resultando em uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.