O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado. A decisão ocorre na esteira da saída de Jaques Wagner (PT-BA) do cargo, que se afastou na quarta-feira (24) após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da operação Compliance Zero, que investiga um esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

Em comunicado nas redes sociais, Lula destacou a importância da nova liderança. "Designei a senadora Teresa Leitão para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", afirmou.

Por sua vez, Teresa Leitão expressou gratidão ao presidente pela confiança e ressaltou seu compromisso em fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares. "Contribuindo para a construção de consensos e para o avanço das pautas de interesse do governo e do povo brasileiro, como o fim da escala 6x1, a PEC da Segurança Pública e outras medidas voltadas ao desenvolvimento do país, à justiça social e à melhoria da qualidade de vida da população", declarou.

A menção de Teresa a Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, ocorre em um contexto de tensões nas relações entre o governo e o Senado. Aliados de Lula apontam Alcolumbre como responsável por algumas derrotas recentes, incluindo a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal.

Quem é Teresa Leitão?

Teresa Leitão, de 74 anos, é professora e sindicalista. Antes de se tornar senadora, atuou como deputada estadual por cinco mandatos e é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco. Em 2022, ela fez história ao ser eleita a primeira mulher a ocupar uma cadeira de senadora em Pernambuco, recebendo mais de 2 milhões de votos. No Senado, Teresa é titular em comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, e Esporte.