A partir desta quinta-feira (25), um novo lote de pagamentos do antigo fundo PIS/Pasep começa a ser liberado para os trabalhadores que têm valores a receber. Essa etapa contempla aqueles que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de maio. Para quem realizar o pedido até terça-feira (30), o dinheiro será disponibilizado em 27 de julho, de acordo com o calendário estabelecido pelo governo.
O antigo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988, sendo distinto do abono salarial atualmente em vigor. O saldo médio disponível para saque é de aproximadamente R$ 2,8 mil por pessoa, embora o valor possa variar conforme o tempo trabalhado e o salário recebido na época, todos corrigidos pela inflação.
Como consultar se tenho valores a receber?
Os trabalhadores podem verificar se possuem valores a receber através do site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
Prazo para solicitar ressarcimento
Os valores não solicitados até setembro de 2028 serão incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque. Portanto, é essencial que os interessados verifiquem sua situação o quanto antes.
Procedimento para ressarcimento
Os pedidos podem ser feitos em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do FGTS. É necessário apresentar documentos de identificação e, em caso de herdeiros, documentação específica que comprove a relação com o beneficiário falecido.
Contexto do PIS/Pasep
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram fundidos em 1975 e funcionaram até 1988, quando foram substituídos pelo abono salarial atual. Desde 2020, os trabalhadores têm a oportunidade de solicitar o ressarcimento dos valores esquecidos.