A quinta edição da Festa da Luz inicia nesta quinta-feira, 25 de junho, e se estende até domingo, 28, no Centro de Belo Horizonte. Com o tema "O Brasil é América Latina" e sob a direção artística de Juliana Flores, o festival promete uma imersão em arte e tecnologia, com atividades programadas das 18h às 23h.

A Festa da Luz reúne obras de artistas brasileiros e internacionais que abordam temas como memória, território e ancestralidade, utilizando a iluminação como elemento central para destacar as intervenções artísticas. O evento visa aproximar o público das diversas manifestações culturais da América Latina.

Programação Diversificada

A programação conta com uma variedade de apresentações, shows e performances. A abertura será marcada pela apresentação do grupo Ori Samba, da Lagoinha. Na sexta-feira, 26, o Viaduto Santa Tereza receberá o tradicional Duelo de MCs, enquanto no domingo, 28, o cortejo do Boi Livre BH percorrerá o circuito.

Entre as atrações, destacam-se instalações como “Filhos do Sopro” da artista Fefê Talavera, que remete a figuras mexicanas, e “TolTech”, do artista mexicano Ocote, na Rua Sapucaí. O Parque Municipal também será palco de obras impactantes, como “Pedras de Duwid ou Boca de Marte”, do artista indígena Gustavo Caboco.

Projeções e Reflexões

Na Praça da Estação, uma das principais atrações será a Mostra Latino-Americana de Videomapping, que apresentará obras de artistas de diferentes países, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Uruguai. As projeções acontecerão na quinta e na sexta-feira, na fachada do Museu de Artes e Ofícios.

A entrada para o festival é gratuita, e o evento promete ser uma celebração vibrante da cultura latino-americana no coração de Belo Horizonte.