A família de um menino de 12 anos, diagnosticado com autismo, denunciou nas redes sociais que a criança foi excluída de uma apresentação de quadrilha junina na Escola Municipal Índio Piragibe, em João Pessoa, mesmo expressando interesse em participar da atividade.

Flavio Cunha, padrasto do aluno, relatou ao g1 que o garoto havia comentado em casa sobre os ensaios para a apresentação, que ocorreu na última sexta-feira (19). Segundo Flavio, a mãe do menino recebeu a informação de que a turma dele não participaria da festividade. "Ele chegava em casa dizendo que estava ensaiando para a apresentação da escola. A mãe fez um vídeo e enviou para o professor, mas foi informada de que não haveria ensaio ou apresentação para a turma dele", explicou.

Apesar da informação de que não haveria participação, a mãe decidiu levar a criança para acompanhar o evento. Durante a festa, ela notou que a turma do menino iria se apresentar e optou por retirá-lo do local para evitar que presenciasse a situação. "Quando descobriu que haveria a apresentação, achou melhor retirá-lo para que ele não visse a turma se apresentando", disse Flavio.

A família não registrou um Boletim de Ocorrência, mas foi orientada pelo Ministério Público da Paraíba a formalizar uma denúncia. Eles planejam procurar o Ministério Público nesta sexta-feira (26) para dar os próximos passos. Flavio também destacou que a família está avaliando a continuidade do menino na escola e pretende solicitar uma reunião com a direção e o conselho escolar.

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, em nota, reafirmou seu compromisso com a educação inclusiva e afirmou que as festividades juninas foram organizadas para garantir a participação de todos os alunos. A gestão da escola teria tentado contatar a família para discutir as preocupações, porém, a família alega não ter recebido nenhum contato até o momento e aguarda um posicionamento.