O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, anunciou sua intenção de restaurar as relações diplomáticas com Israel, que foram severamente deterioradas sob a liderança do ex-presidente Gustavo Petro. A medida vem em um momento marcado por tensões internacionais e críticas acirradas à política israelense em Gaza.

Na última quarta-feira, De la Espriella, que venceu as eleições de 21 de junho, confirmou que recebeu uma ligação de congratulação do ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar. Em um intercâmbio pelas redes sociais, De la Espriella expressou: “Colômbia restaurará e fortalecerá sua relação com o Estado de Israel como nunca antes. Israel pode contar com a Colômbia como um amigo leal e aliado firme. Que Deus abençoe nossas duas nações.”

Saar, por sua vez, descreveu De la Espriella como “um verdadeiro amigo do povo judeu e do Estado de Israel”, manifestando esperança de que a aliança entre os países se torne “mais forte do que nunca”.

Um marco na política externa colombiana

As promessas de De la Espriella indicam uma mudança significativa nas relações internacionais da Colômbia, que, sob o governo de Petro, passou a criticar abertamente Israel e os Estados Unidos por supostas violações de direitos humanos. Petro, o primeiro presidente de esquerda do país, já havia classificado a atuação de Israel em Gaza como genocídio, o que provocou um rompimento nas relações diplomáticas, incluindo a retirada do embaixador colombiano em Israel e a suspensão de acordos comerciais.

A nova administração de De la Espriella, que assume em agosto, promete um retorno ao alinhamento com os governos de direita de Israel e dos Estados Unidos, enfatizando valores compartilhados como liberdade, democracia e prosperidade.