A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quinta-feira (25) o pagamento de um novo lote de valores referentes ao antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Esse benefício é dirigido a empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam entre 1971 e 1988 e que estão na fila para sacar suas cotas.
Os trabalhadores que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio têm direito a receber uma média de valores que varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de serviço e das remunerações recebidas na época.
Quem pode sacar
Podem solicitar os valores:
- Trabalhadores com carteira assinada de 1971 a 1988;
- Servidores públicos do mesmo período;
- Herdeiros ou dependentes legais, em caso de falecimento;
- Aqueles que solicitaram o dinheiro até 31 de março.
Importante ressaltar que esses valores não estão relacionados ao abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente, mas são cotas de um fundo que foi extinto em 2020.
Como consultar e solicitar o pagamento
A consulta pode ser realizada pelo portal Repis Cidadão, utilizando login via conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. O procedimento é simples: basta acessar o site, fazer login com CPF e senha, informar o número do PIS/Pasep ou NIS e clicar em “pesquisar”.
Os pedidos de pagamento podem ser feitos pelo aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa, apresentando documento de identificação. O pagamento será realizado por meio de crédito em conta, com aqueles que não têm conta na Caixa recebendo uma poupança social digital.
Prazo para saque e informações adicionais
Os saques podem ser feitos até setembro de 2028. Após essa data, os valores não retirados serão incorporados ao Tesouro Nacional. Para mais informações, a Caixa disponibiliza atendimento via telefone e em seu site oficial.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.