A seleção brasileira de futebol deu início, nesta sexta-feira (26), aos treinos para o jogo contra o Japão, que acontecerá na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília) em Houston, Texas. Este confronto marca a fase dos 16 avos de final da Copa do Mundo.

As atividades da equipe no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, têm ocorrido geralmente às 12h de Brasília, mas em Houston, o horário local é uma hora mais atrasado. Para se adaptar, o treino de hoje começou às 12h locais (13h de Brasília), permitindo que os jogadores se acostumem com as condições do ambiente do jogo, que deve ocorrer sob uma temperatura elevada, em torno de 33ºC.

Preparação e clima descontraído

O estádio onde será realizado o jogo possui teto retrátil e ar-condicionado, o que deve amenizar o calor intenso do verão norte-americano. Durante o treino, apenas três dos titulares que participaram da partida contra a Escócia, na última quarta-feira (24), foram vistos em campo: o lateral Douglas Santos e os atacantes Rayan e Vinícius Júnior. Os demais jogadores permaneceram em atividades internas.

O clima do treino foi descontraído, reunindo 18 atletas, incluindo o goleiro Léo Nannetti, da seleção sub-20 do Flamengo, que se juntou ao grupo em Houston. Os jogadores realizaram aquecimentos e um treino em campo reduzido, focando em toques rápidos e finalizações.

O atacante Raphinha, que se recupera de uma lesão na coxa, segue fora das atividades. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou uma previsão para seu retorno. A seleção viaja para Houston neste sábado (27), após um último treino no Columbia Park.